terça-feira, 5 de junho de 2012

Navegações na bacia do rio Paraná:


Sua bacia abrange mais de 10% do território nacional incluindo os estados : Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Seus principais tributários são os rios Tietê, Paranapanema, Iguaçu e Paraguai.


Entre os rios que formam a bacia podemos destacar o São Francisco que nasce em Cascavel, o Iguaçu, que nasce em Toledo, o São Francisco Falso, que nasce em Céu Azul, o Ocoí, que nasce em Matelândia; além do São Vicente e Passo Cuê.

 Cerca de 900.000 pessoas habitam os 28 municípios que a compõem, destacando-se quatro deles com populações entre 70 e 260 mil habitantes.

A economia baseia-se no setor primário, com alguns focos de forte industrialização e concentração turística na parte sul, região da tríplice fronteira com a Argentina e Paraguai.

Não há mais barco brasileiro navegando o rio Paraná na direção de Posadas ou Buenos Aires.
Isso acabou com a inauguração da BR 277.









Observe o mapa:

A hidrovia Tietê-Paraná transporta principalmente produtos alimentícios como a soja,  e é uma das hidrovias mais importantes do Brasil , sendo uma das maiores.
 Veja a imagem de uma eclusa abaixo :

Ficheiro:Hidrovia Tietê-Paraná.jpg
Há eclusas principalmente em rios de relevo como por exemplo o rio Iguaçu.
Uma eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do rio. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante pode ser aberta e a embarcação sai da eclusa.



Componentes: João Alfredo, Luiz M. ,Maria Eduarda ,Maria Fernanda e Raquel Artuzo.
7° ano A
Professora: Bernadete











4 comentários: